logo-licentec

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Evite multas e dores de cabeça

logo-licentec

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Evite multas e dores de cabeça

Auto de Vistoria e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros

DECRETO Nº 56.819, DE 10 DE MARÇO DE 2011.
Institui o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e estabelece outras providências.

Este Regulamento dispõe sobre as medidas de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco, atendendo ao previsto no artigo 144 § 5º da Constituição Federal, ao artigo 142 da Constituição Estadual, ao disposto na Lei Estadual nº 616, de 17 de dezembro de 1974, na Lei Estadual nº 684, de 30 de setembro de 1975.

As licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

CERTIFICADO DE LICENÇA DO CORPO DE BOMBEIROS

O CLCB é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), certificando que a edificação foi enquadrada como sendo de baixo potencial de risco à vida ou ao patrimônio e concluiu com êxito o processo de segurança contra incêndio

AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

o AVCB é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), que certifica que a edificação passou por uma vistoria e , naquele momento, atendia a todos os requisitos de segurança contra incêndio previstos pela legislação e constantes no processo

PROJETO TÉCNICO DE COMBATE A INCÊNDIO

O projeto técnico de combate a incêndio é exigido para edificações acima de 750 m², com altura superior a 12 metros ou mais que 3 pavimentos, de área construída. Os locais de reunião de público que comporte acima de 250 pessoas se enquadra em projeto técnico, independente da área construída

Você sabe para que serve o laudo AVCB?

Você provavelmente já ouviu falar no laudo AVCB, como é conhecido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

O documento, elaborado e emitido pelo órgão, é responsável por atestar uma vistoria, assegurando que o estabelecimento atende todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio.

Fundamental para edifícios comerciais e até mesmo conjuntos residenciais, o laudo garante que o imóvel segue corretamente o conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

O laudo, aliás, é considerado uma lei e não tê-lo significa que você está infringindo a legislação brasileira.

É a partir deste laudo que os bombeiros conseguem, por exemplo, ter maior controle e identificar riscos e problemas que possam causar incêndios e outras tragédias.

O documento é fundamental, ainda, porque evita a negligência em relação à presença e manutenção de sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios.

Mas, muito além dos benefícios relacionados à segurança, o laudo AVCB é uma forma de manter a regularização do alvará de funcionamento em dia. Evitando multas e o fechamento da empresa/estabelecimento.

Quanto custa um laudo AVCB?

Estar em conformidade com as regras de segurança e prevenção de incêndios é fundamental não apenas para a segurança, como também para o pleno funcionamento de qualquer edificação, seja ela comercial ou residencial.

Considerado um dos principais documentos para empresas e estabelecimentos em geral, para que o laudo seja emitido, há um custo que contempla as taxas de análise e de vistoria.

O valor, no entanto, é calculado com base na área da edificação em m² e em outros termos. Em São Paulo, por exemplo, a taxa leva em conta a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESPs).

Lembramos que independentemente do valor, é fundamental que os gestores de condomínios e empreendimentos comerciais apostem no auto de vistoria.

Isso visa garantir a segurança do patrimônio e, principalmente, de todas as pessoas presentes no recinto e em seus arredores.

Por isso, caso você não tenha realizado ainda os processos para obtenção de um laudo AVCB, é importante procurar ajudar para regularizar a situação do seu estabelecimento, seja ele comercial ou residencial.

Qual a importância da Renovação do CLCB?

A não obtenção ou vencimento pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.

Este documento é obrigatório por lei para prédios residenciais, comerciais e industriais, normalmente é um dos principais documentos que as seguradoras verificam antes de fecharem um contrato ou os órgãos de fiscalização antes de liberarem e fornecerem o alvará para funcionamento de um negócio.

Qual a importância do projeto de combate à incêndio?

O principal objetivo de qualquer medida tomada em relação a segurança contra incêndio é, proteger o patrimônio e a vidas das pessoas.

Se preocupar com a segurança do local é muito importante para evitar grandes incêndios e, prevenir danos causados pelo mesmo, além do mais, em caso de tragédia a responsabilidade é sempre do proprietário da edificação ou do responsável pelo uso.

Como é elaborado um projeto de proteção e combate a incêndio?

Elaborar um projeto de proteção e combate a incêndio não é algo simples e, por esse motivo, requer o trabalho de um profissional experiente que entenda sobre as normas técnicas regulamentadoras.

Estar em acordo com as normas do Corpo de Bombeiros é requisito obrigatório para evitar multas e/ou suspensões de funcionamento.

Já que somente após a elaboração e aprovação do projeto de proteção e combate a incêndio e conferência em vistoria dos bombeiros é que o AVCB será emitido.

Para obter um projeto de proteção e combate a incêndio elaborado por quem entende do assunto, conte com os especialistas da S.A.O Segurança Contra Incêndio, uma empresa familiar com mais de 25 anos de atuação neste setor. A S.A.O desenvolve projetos assertivos e eficientes, além de prestar total assessoria aos seus clientes.

Além disso, na S.A.O você também contas com os serviços:

  • Instalação de equipamentos contra incêndio;
  • Escada pressurizada;
  • Laudos e atestados;
  • Manutenções;
  • Treinamentos;
  • Proteção de estruturas metálicas;
  • Entre outros.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre projeto de proteção e combate a incêndio e demais serviços prestados.

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Preencha os campos para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Nossos serviços são prestados com rapidez, de acordo com sua necessidade, garantindo segurança e tranquilidade ao seu patrimônio e ao seu negócio.

Conheça a Nossa História

Licentec Projetos e Assessoria atua desde 2002, atendendo em todo território nacional Pessoas Físicas e Jurídicas que necessitam de orientação, assessoria e suporte para a regularização de imóveis e empresas na adequação às normas e leis vigentes no país, trabalhando junto aos órgãos Municipais, Estaduais e Federais.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados de Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, Administradores e Advogados. Além de ser uma empresa credenciada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismos).

Copyright © 2021 - Licentec Projetos e Assessoria